terça-feira, 28 de setembro de 2010

Home Theater: A magia do cinema na sua casa!


Você já imaginou um cinema na sua casa?
O home theater realiza esse desejo para você!!!

Com som e imagem de alta qualidade, esse aparelho traz a magia do cinema para dentro do conforto da sua casa.
O Guia de Compras da Tray montou uma edição para te mostrar o que é preciso para ter seu cinema particular a ainda te ajuda a fazer a melhor escolha.

 
Monte um Home Theater completo

Para montar o seu cineminha particular, alguns equipamentos são necessários:

- TV: televisores de maior qualidade, como as HDTVs, conferem maior conforto e garantem imagens mais nítidas e reais;

- DVD Player: reproduz filmes e vários outros vídeos gravados em DVD. Há também o Blu-ray Player (Saiba mais no nosso Guia de Blu-Ray);

- Caixas acústicas: reproduzem o som surround, expandido através de quatro ou mais canais de áudio. Tornam o som mais real e te transportam para dentro do filme;

- Receptor de surround sound – capaz de dividir o sinal de som surround e o enviar para os alto-falantes;

- Subwoofer : amplia sons graves, reproduzindo efeitos e áudio de baixa freqüência. Pode ser ativo, com amplificador acoplado à caixa, subdividindo o som para os alto-falantes frontais e traseiros ou passivo, sem amplificador;

- Receiver: é onde se liga os equipamentos. Possui um amplificador e decodifica faixas de surround sound dos DVDs, HDTV ou áudio de diversos canais.
Alguns possuem entradas para DVI (vídeo digital) de alta qualidade ou saídas para HDMI, que suporta arquivos de áudio.


Principais formatos de áudio compatíveis

- Dolby: usado em transmissões de TV, DVD e principalmente no cinema.
Este formato surround sound de canal 5.1 reduz os ruídos e inclui cinco canais de áudio e um de efeitos de baixa freqüência;

- Digital Dolby: cada vez mais usado em DVDs, este formato 6.1 inclui seis canais de áudio e um de efeitos de baixa freqüência;

- DTS: formato surround sound 5.1 que compete com o Digital Dolby;

- DTS-ES: formato 6.1 opcional em muitos DVDs e gravações de áudio com diversos canais;

- DTS Neo 6: cria cinco ou seis canais de áudio para configurações surround sound de gravações estéreo. Compete com o Dolby Pro Logic II;

- Dolby Pro Logic: permite que videogames simulem o surround sound com um kit adaptador, cabo de áudio digital e um decodificador;

- Dolby Pro Logic II: reproduz surround sound de canal 5.1 a partir de gravações estéreo ou de áudio Dolby Surround de quatro canais;

- THX Certificado: recria de forma realista a experiência oferecida pela sala de cinema THX. Você deverá ter um lugar bem grande e com uma boa acústica para este tipo de tecnologia, senão a surdez é o seu destino;

- THX Surround EX: formato que pode criar uma experiência de canal 6.1 a partir de qualquer fonte de áudio do home theater.

Home theater in-a-box

A grande novidade no mercado de eletrônicos, o home theater in-a-box é totalmente integrado e com o blu-ray, bluetooth, ou dock para iPod,  são muito mais práticos e completos.
Possuem um sistema de alto-falantes sem fio e de boa potência e em alguns modelos é possível navegar pelo youtube, assistir a vídeos armazenados em pendrives, dentre muitas outras funções realizadas por esses incríveis aparelhos.
 
Seu cinema em alguns passos



Planeje-se bem e siga as nossas dicas na hora de comprar o seu Home, assim, você se livra de problemas futuros e garante a diversão de toda a família.






- O ambiente: definir o local capaz de abrigar o sistema de áudio e de vídeo é o ponto inicial de qualquer projeto.
Costuma-se adaptar um dos cômodos da casa ou utilizar o living para essa finalidade, no entanto, o importante mesmo é criar um espaço próprio para as sessões de filmes.

- O projeto: nossa equipe de Guias recomenda a consultoria de uma loja especializada em home theater.
Essas lojas possuem show-room com vários equipamentos capazes de satisfazer a curiosidade dos consumidores, comparar o desempenho de caixas, TVs ou projetores e outros itens.

- A imagem: adotar a TV ou o projetor é a principal dúvida que do consumidor na hora de selecionar o equipamento responsável pelas imagens do home theater.
Primeiramente a escolha deve ser guiada pelo investimento disponível e as características do espaço adotado para a criação do seu cineminha particular.
Quanto mais flexível o orçamento, mais itens você poderá adquirir, contudo,  tenha em mente que nem tudo que se pode comprar é necessariamente adequado para o seu projeto

- O som: transformar um espaço num cinema em casa requer mais do que uma boa imagem e só com a ajuda de um sistema de áudio à altura da tela escolhida, o usuário conseguirá obter um bom envolvimento sonoro, valorizando os efeitos dos filmes. 
Existem inúmeras opções no mercado e para quem busca soluções prontas, facilidade de instalação e de uso, design atraente e boa relação custo-benefício, uma das possibilidades é a aquisição de um dos vários kits de home theater-in-a-box à venda no mercado.

- O móvel: escolher uma peça adequada para abrigar os diversos itens de áudio e de vídeo faz toda a diferença.
Se o móvel não contar com nichos capazes de posicionarem as caixas frontais e central, na medida recomendada, por exemplo, o desempenho do áudio será prejudicado, assim, faça uma boa pesquisa e escolha móveis na medida exata, caso não possua móveis passives de adaptação.

- A decoração: a escolha dos itens da composição do seu “cinema em casa”, como sofá, tapetes, cortinas e até mesmo a cor das paredes refletem na decoração do ambiente e também no desempenho do sistema.
Em ambientes onde predominam materiais reflexivos, como vidro, mármore ou outro tipo de piso frio, podem ocorrer desajustes acústicos.
A decoração pode, então, contribuir na redução do eco, através da utilização de tapetes, estofados e cortinas de tecido encorpado que ajudam a abafar o áudio.

- O posicionamento: as caixas acústicas são os itens que merecem mais atenção quanto ao posicionamento por serem as grandes responsáveis por levar ao espectador todo o clima das cenas.
O esquema mais recomendado pelos instaladores é tentar traçar um triângulo imaginário na sua sala, cujos vértices seriam as caixas frontais direita e esquerda que devem ficar próximas à tela em posições simétricas e a 1 metro do chão.
As frontais precisam estar alinhadas entre si e a central deve ficar centralizada logo acima ou abaixo da tela.

- Os ajustes: última etapa antes de iniciar a sessão de cinema, em que os ajustes são bem simplificados. Atualmente, basta seguir as instruções dos menus.
O receiver concentra o maior número de ajustes, dos quais grande parte refere-se às caixas acústicas.
O ajuste relacionado ao tipo de caixa também é um dos mais importantes. Se suas caixas são compactas e você tem subwoofer, vá ao menu do receiver e selecione o modo SMALL.
Para caixas grandes, ou sistemas sem subwoofer, selecione o modo LARGE.
Para finalizar, ajuste o subwoofer selecionando a faixa de freqüências na qual irá atuar, normalmente é entre 20 e 150Hz.
Para garantir uma reprodução equilibrada do conjunto, o valor do crossover deve ser selecionado tanto no menu do receiver como no painel traseiro do subwoofer.

Com essas dicas do nosso Guia de Compras da Tray você já está preparado para fazer uma boa escolha e adquirir um cinema particular.


Visite nosso Shopping e faça a Melhor Escolha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário