quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Acne: O que dizem os especialistas!


As orientações para o tratamento da acne expostas nesta Edição foram divulgadas em Abril de 2007, pela Academia Americana de Dermatologia, e se constituem de recomendações baseadas na experiência clínica de mais de 20 dermatologistas norte americanos.
Este grupo de pesquisadores identificou algumas situações clínicas, que foram respondidas após um consenso de todos. Daí a importância deste estudo, que fecha, quase que por unanimidade, todas as questões importantes que circundam a acne.
Até o momento é o estudo mais completo envolvendo o tratamento da acne, que deverá, no entanto ser modificado, quando aparecerem novas pesquisas envolvendo esta patologia.


O que é a Acne?

A acne vulgar é uma inflamação crônica da pele, que se caracteriza pela presença de "comedões" abertos ou fechados (pontos brancos e cravos) e lesões inflamatórias incluindo nódulos dolorosos e lesões infectadas e com pus.
É importante definir o grau da acne como leve moderada ou grave, já que essa definição irá influenciar na instituição e agressividade do tratamento que será empregado. Os pesquisadores concluíram ser desnecessária a avaliação microbiológica das lesões, uma vez que o aspecto clínico define o agente causador da acne. A exceção ocorre quando existe suspeita de infecção por determinados germes pouco freqüentes, como as bactérias gram-negativas. Neste caso a avaliação microbiológica é recomendada.
A bactéria causadora da acne é a Propionibacterium acnes (P acnes), um organismo gram-positivo que normalmente habita a pele e é responsável pela fase inflamatória inicial da acne. Somente quando existir suspeita de infecção por bactéria gram negativa, que produz lesões em volta da boca e região nasal, está indicada a realização de exame microbiológico, para identificação da bactéria e dos antibióticos que podem ser usados contra ela.

E os chocolates e outros alimentos, realmente pioram quem sofre de acne?

Até o momento não existe nenhuma evidencia que correlacione o consumo de chocolates ou açúcar, ao aparecimento de acne. Estudos existentes também não provaram o envolvimento de outros alimentos com a acne.

Devem ser feitos estudos de dosagem hormonal para se iniciar o tratamento da acne?

Estudos de dosagem hormonal não são necessários para determinar a etiologia da acne, ou para que o tratamento seja iniciado. Estes estudos são indicados somente quando a acne se acompanha de outros sintomas, que podem indicar doenças associadas. Quando existir concomitância de acne com aparecimento precoce de pelos pubianos e axilares, em crianças com crescimento acelerado, idade óssea avançada e maturação genital prematura, existe indicação de realizar uma avaliação hormonal.
Após a puberdade, sinais de virilização como aumento de pelos, queda de cabelo tanto em homens como em mulheres, infertilidade, ovários policísticos, aumento do clitóris, acantose nigricans (um tipo de doença da pele) e obesidade restrita ao tronco, podem levar à hipótese de distúrbio endócrino, o qual deverá ser avaliado e acompanhado também por outros especialistas, como endocrinologistas e ginecologistas. Os seguintes exames, segundo os especialistas devem ser realizados: dosagens de testosterona , dehidroepiandrosterona, LH e hormonio folliculo estimulante.

O tratamento local é importante e pode gerar benefícios?

A terapia tópica é uma parte importante do tratamento da acne. Retinóides tópicos e peróxido de benzoila são importantes coadjuvantes. Este último, quando combinado com antibióticos tópicos, ajuda a diminuir a possibilidade de resistência microbiana. Os antibióticos tópicos mais utilizados são eritromicina, clindamicina, tetraciclinas. Uma combinação de retinóides tópicos e eritromicina ou clindamicina tópico é mais eficaz, do que um ou outro agente usado sozinho.
O poder antiinflamatorio do acido acetil salicílico é menor do que o dos retinóides tópicos, mas pode ser usado nos pacientes que apresentam irritação importante da pele devido aos retinóides.

Antibióticos devem ser indicados? Quais são os mais recomendados?

Qualquer antibiótico que seja ativo contra o P acnes é útil e pode ser efetivo. De uma maneira geral os antibióticos mais efetivos e mais indicados são: Sulfametoxazol-trimetroprin, eritromicina, doxiciclina, tetraciclinas. O antibiótico e a dosagem devem ser escolhidos pelo médico, de acordo com o tipo de lesão que o paciente apresenta.O risco de aparecimento de efeitos colaterais é baixo.


O uso de anticoncepcionais contendo estrógeno pode ajudar no tratamento de alguns tipos de acne, em mulheres. Antiandrógenos, como a espironolactona, também podem ser úteis no tratamento da acne. O corticosteróide pode ser benéfico quando existem sinais de inflamação muito importantes.

Qual é a indicação de uso da isotretinoina?

A isotretinoina oral está indicada para o tratamento da acne severa, no tratamento da acne moderada resistente ou no tratamento da acne que esteja levando a grande comprometimento psicológico do paciente. É uma droga teratogênica, isto é, pode produzir má formações no feto, devendo-se portanto evitar a gravidez, mesmo após o término da sua utilização. Alguns efeitos colaterais como depressão e ocasionalmente idéias suicidas são atribuíveis a essa droga, sem ter, no entanto, uma relação causal estabelecida. A isotretinoina é mais bem absorvida quando tomada junto às refeições. Doses pequenas podem ser usadas inicialmente, para evitar a vermelhidão e ardor que a droga provoca na pele.

Existe algum outro tipo de tratamento que seja eficaz?

Injeções de corticosteróide dentro da lesão, no caso de acne com lesões muito inflamadas ou inchadas podem ser de utilidade.
Peelings com ácido podem ter algum efeito, mas não existe uma recomendação formal de parte dos especialistas responsáveis por este consenso.
Tratamentos com fitoterápicos ou mesmo a hipnose foram pouco estudados, e até o momento não foi provado se seu efeito pode ser benéfico ou não.

© Equipe Editorial Bibliomed

Dica Especial para Você!

A acne é uma doença que se desenvolve de forma mais grave em algumas pessoas deixando seqüelas cicatriciais.
Acima você viu o estudo de médicos americanos sobre a acne, mas eles não citam os tratamentos disponíveis no atualmente no mercado.
É importante saber que os tratamentos variam segundo as necessidades de cada pessoa e que podem ser demorados, pois um procedimento pode não ser compatível com o outro. Paciência e controle da ansiedade são essenciais, já que a melhora da pele pode demorar, no entanto, os resultados são duradouros.
É importante ressaltar que estes procedimentos devem ser realizados apenas por médicos dermatologistas treinados.
Agora se seu caso é excesso de oleosidade na pele, existem excelentes produtos capzes de controlar a oleosidade da pele e ajudar na prevenção da acne por este motivo.
Procure um dermatologista e cuide da sua saúde.

- Os Tratamentos Estéticos Disponíveis:


Peelings químicos: podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade da pele que se deseja atingir. Os resultados são mais aparentes quanto mais profundos são os peelings, assim como aumentam também os riscos de efeitos colaterais e o desconforto durante o peeling e no pós-peeling.
Bons resultados podem ser obtidos com peelings superficiais repetidos e realizados a pequenos intervalos, principalmente para o tratamento de manchas causadas pela acne. Além de clarear as manchas, os peelings melhoram a textura da pele, que fica mais uniforme e melhora o seu aspecto como um todo. Se as cicatrizes forem mais profundas, os peelings médio e profundo podem ser utilizados. Saiba mais sobre os peelings químicos.

Dermoabrasão: consiste no lixamento da pele e está indicado nos casos em que há presença de cicatrizes deprimidas e profundas, principalmente aquelas com bordas bem delimitadas. O procedimento é doloroso e feito sob anestesia. O risco maior é o de deixar manchas escuras, principalmente em pessoas de pele morena.

Preenchimento cutâneo: para as cicatrizes deprimidas que desaparecem quando a pele é esticada, o preenchimento pela técnica de microgotas é uma boa indicação. São injetadas substâncias debaixo da cicatriz, levantando-a. Os preenchedores podem ser temporários, como o ácido hialurônico (que pode durar cerca de 1 ano), ou definitivos, como o dimetilsiloxane. O procedimento é bem tolerado e, pessoas mais sensíveis, podem utilizar um creme anestésico. Saiba mais sobre o preenchimento cutâneo.

Elevação de cicatrizes: indicada para aquelas cicatrizes deprimidas que se parecem com marcas de catapora. Sob anestesia local, utiliza-se um punch (instrumento cortante semelhante a um canudo) para cortar a pele da cicatriz em círculo, sem soltá-la dos tecidos mais profundos, elevando-a até ao nível normal da pele e fixando-a com curativo. É comum a pele ficar até mais alta que a pele normal, sendo necessário, posteriormente, realizar uma dermoabrasão de toda a região para igualar a altura.
Excisão e sutura simples: utilizada para remover cicatrizes disformes, com bordas irregulares. Consiste na retirada da cicatriz com bisturi, sob anestesia. A cicatriz resultante da remoção é mais uniforme, feita borda a borda, com resultado estético melhor.

Ressurfacing com Laser: o tratamento é semelhante à dermoabrasão só que, ao invés das lixas, a remoção do tecido é feita pelo laser. Assim, a profundidade do tecido a ser removido é controlada pelo computador, enquanto que, na dermoabrasão, depende mais da sensibilidade do profissional. É indicado para cicatrizes deprimidas de bordas bem marcadas. Saiba mais sobre o Ressufacing.

Subcisão: utilizada para elevar cicatrizes deprimidas, a técnica consiste em liberar a pele da fibrose cicatricial que a puxa para baixo. É feita pela introdução de agulha cortante sob a cicatriz, em movimentos de vai-vem, que cortam o tecido fibroso, soltando a pele. Um hematoma resultante do trauma estimula a formação de tecido colágeno no local, que também vai ajudar a elevar a cicatriz.

*Fonte de pesquisa: dermatologia.net
 

Visite nosso Shopping e faça a Melhor Escolha:

 
Tray Shopping: http://shopping.tray.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário