sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bullying: A cartilha do CNJ!

Saúde e bem estar estão diretamente relacionados a comportamento!
Bullying (lê-se bulim) é um termo usado para denominar o comportamente preconceituoso, de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos contra determinada pessoa.
Apesar do termo ser novidade, tal prática é antiga e, diariamente, há muitos séculos, pessoas são vítimas de preconceito e se tornam motivo de "chacota" em determinado grupo social.
Esse tipo de comportamente é mais visível nas escolas, em que crianças, por determinados motivos, rechaçam uma outra criança que passa a se isolar do restante do grupo.
Lembra daquele menininho gordinho da sua classe que era motivo de piada e não tinha nenhum amigo, ou daquela menina quietinha que usava óculos, do outro que era estudioso e sentava nas carteiras da frente e tantos outros que eram vítimas de piadas e brincadeiras violentas?!
Isso é bullying e pode gerar gravíssimos problemas para as vítimas.
Apesar de muito recorrente em escolas, o bullying também acontece dentro de casa, na rua e em outros diversos grupos sociais.
A situação das crianças que sofrem bullying é tão preocupante, que o Conselho Nacional de Justiça criou uma Cartilha sofre esse fenômeno, orientando pais e professores.
Veja a notícia abaixo e descubra se seu filho ou sofre ou pratica bullying!

Cartilha de conselho orienta pais e professores sobre bullying

O aumento de casos de bullying nas escolas levou o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a fazer e a distribuir uma cartilha que orienta os pais sobre o fenômeno. O material também pretende orientar pais e professores a identificarem crianças e adolescentes que sofrem ou praticam bullying.
A cartilha, feita pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, integra o projeto Justiça nas Escolas, lançado nesta semana.
"É um problema muito sério, que pode levar a consequências graves, como evasão escolar e até suicídios", diz o juiz Daniel Issler, coordenador do projeto.

Serão distribuídas inicialmente 46 mil cartilhas em tribunais, no MEC e em secretarias estaduais da Educação.
Segundo a cartilha, a conduta dos agressores pode ser identificada já em casa, por meio de sinais como comportamento desafiador e agressivo com os familiares.
Já crianças que sofrem bullying podem ter até sintomas físicos, como dores de cabeça e vômitos, principalmente no período que antecede a aula.
Especialistas alertam que esses sinais podem enganar. Para a psicóloga Rosely Sayão, colunista da Folha, a melhor forma de saber se uma criança é vítima de bullying é por meio de conversa.

"Sinais como esses [da cartilha] podem apontar também dificuldade de aprendizado, vontade de ficar jogando videogame e até mesmo não indicar nada", diz. "O importante é que o adulto seja presente."

O projeto Justiça nas Escolas busca promover seminários e visitas de membros da Justiça aos colégios para discutir questões de violência no ambiente escolar --o bullying é um dos temas.
A cartilha completa está disponível no site do CNJ (www.cnj.jus.br).

Redator: Talita Bedinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário