sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lavanderias: A polêmica do mau atendimento!

A revista Pro Teste publicou recentemente um teste realizado com as Lavanderias mais famosas de São Paulo e Rio de Janeiro. O resultado foi surpreendente: a maioria das lavanderias foi reprovada.
A equipe da Pro Teste Nós entregou um paletó (com um dos botões faltando), uma blusa e uma echarpe. Todas as peças foram manchadas propositalmente em laboratório e, em seguida, as roupas foram levadas para as lavanderias.
Os principais problemas foram manchas que persistiram, roupas que alargaram ou encolheram e falta de atenção dos funcionários que não perceberam os defeitos. Apenas uma lavanderia entregou o botão pregado. Outras doze pregaram após o alerta da equipe que realizou o teste.
Além disso, metade das lavanderias avaliadas possuem alguma cláusula abusiva em suas notas de serviço ou notas fiscais, tentando coagir o consumidor a não lutar por seus direitos caso necessário.
Foram testadas as seguintes lavanderias paulistas: 5 a Séc, Cooper Clean, Dry Clean USA, By-Clean Lavanderia, Lavanderia Wash, Lavasecco, Pressto, Quality Lavanderia, Sol & Sabão Lavanderia e Vip Lavanderia. No Rio, as avaliadas foram: 5 A Séc, Dry Wash Lavanderia, Laundry Express, Laundromat, Lav e Cia, Clean Wash Lavanderia, Lavanderia do Bairro, Flor de Copacabana, Quality Lavanderia e Superlav Lavanderia.
Foram reprovadas 20 lavanderias. O estudo foi publicado na revista ProTeste nº 94.

Saiba um pouco mais sobre as Lavanderias

Quais serviços uma lavanderia oferece?
Lavagem das roupas comuns (camisetas, calças jeans, bermudas, etc), lavagem de roupas sociais, como ternos, smokings e vestidos, e também colchões, lençóis e edredons.
Existe um método chamado a lavagem a seco utilizado em pelúcias, almofadas, cortinas e tapetes.

Entendendo a Lavagem a Seco
É um processo que utiliza um solvente diferente da água, favorecendo a durabilidade e conservação das cores dos tecidos, além de evitar o encolhimento das roupas.
Se você optar por lavagem à seco, prefira as lavanderias que usam o hidrocarbono ao invés do percloro, já que o hidrocarboneto é um solvente ecológico que não agride o meio ambiente, suas roupas e muito menos a sua saúde.

Dica Especial para Você!

Ao escolher o serviço de uma lavanderia tente pesquisar com quem já utilizou. Antes de deixar as suas roupas, faça uma pesquisa de preço e veja as condições de entrega e ressarcimento de danos, caso suas roupas sejam danificadas.
Não se deixe intimidar por cláusulas abusivas e nunca abra mão de seus direitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário