sábado, 23 de outubro de 2010

Sabonete íntimo: Herói ou Vilão?

A higiene íntima necessita de cuidados especiais e, muitas vezes, fazemos escolhas equivocadas pensando que era o melhor.
Há uma grande polêmica quanto ao uso de sabontes íntimos, por isso, elaboramos uma Edição Especial com a opinião de ginecologistas e infectologistas sobre essa prática um tanto disseminada na nossa sociedade.

Sabonete Íntimo: A saúde feminina em xeque!

 Com a proximidade do verão e o aumento da umidade, o uso de sabonetes especiais para a região íntima é a melhor alternativa para a higiene no local?


Sou contrário ao uso de sabonetes com efeito bactericida ou bacteriostático. O primeiro mata microrganismos enquanto que o segundo controla o crescimento destes. O organismo humano é um ambiente perfeitamente controlado e controlável. Existe uma flora microbiana natural na qual a maioria destes microrganismos tem ação de proteção contra a entrada de outros chamados patogênicos (que podem dar doenças), uma verdadeira dança das cadeiras. Estas substâncias que atuam sobre microrganismos não escolhem o alvo. Podem atuar inclusive sobre esta flora protetora. O melhor é sempre manter uma boa higiene íntima e do corpo com banhos diários e troca de roupas também diariamente. A lavagem de roupas íntimas com produtos bactericidas e água quente, inclusive passando com ferro bem quente, são boas alternativas.

Quais são os perigos do uso em excesso de sabonetes especiais para a região íntima feminina?


A eliminação de uma flora microbiana que poderia controlar o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, além de poder causar irritação pelo contato em excesso com produtos químicos.

Quando a mulher deve usar sabonete especial para a sua região íntima?

Por orientação médica, dermatologistas saberão avaliar a sintomatologia clínica existente e indicar o melhor tratamento . Nunca a mulher deve se automedicar por conta própria sem uma indicação profissional e competente.

Como evitar infecções nessa parte do corpo da mulher?

Promover, como foi falado, uma correta higienização (banhos e lavagens), visitas regulares a médicos, lavagem correta de roupas, não se automedicar, cuidado com a higiene anal (sempre da frente para trás e nunca ao contrário, como se faz com o nenê).

O que pode e o que está proibido de se fazer quando as mulheres fazem a higiene pessoal?

É proibido: higiene anal de trás para frente; usar produtos sem indicação médica; falhas na higiene corporal (falta de banho); reutilizar roupas intimas sem lavar.

Em relação a roupas do cotidiano, como as de trabalho. Quais são as recomendações para esse público? E na praia, qual a melhor postura a ser tomada para se evitar qualquer problema?

Trabalho – Evitar roupas muito apertadas; roupas intimas de algodão são melhores, pois absorvem mais o suor; evitar ficar sentada por muito tempo; trocar várias vezes de posição.
Praia – Nunca sentar diretamente na areia; sempre utilizar protetores (principalmente nas partes após a depilação); procurar, após os banhos de mar, se lavar com água doce; a hidratação constante é importantíssima; evitar usar maiôs ou biquínis de colegas; usar chapéu (ou boina) e óculos escuros; evitar o sol ruim; não freqüentar praias onde condições de higiene não forem boas (presença de animais, água contaminada, etc.).

E em relação ao uso de absorventes? Quais os ideais para as mulheres não terem problemas em suas áreas íntimas?

Sempre optar com marcas de fabricantes idôneos e compromissados com a qualidade. Indicações especiais podem ser tratadas via uma visita ao seu ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário