sábado, 13 de novembro de 2010

Especial Empresa: Festas de Confraternização!

O Fim de ano se aproxima e com ele as tão esperadas festas! 
Entre as comemorações com amigos e famílias estão as Festas de Confraternização realizadas pelas empresas.
No entanto, se você acha que essa é mais uma oportunidade para se entupir de comida, beber muito e bancar o dançarino, cuidado: está completamente enganado!
Apesar de ser chamada de festa, tal evento deve ser encarado como uma ação corporativa que faz parte do seu trabalho e como tal, será avaliada.
As confraternizações das empresas, mesmo ocorrendo fora do ambiente de trabalho, envolvem as pessoas do seu convívio profissional,  como gerentes, diretores e até o presidente da empresa. Portanto, seu comportamento será avalido.
A Equipe de Guia de Compras da Tray elaborou  uma Edição Especial com tudo o que precisa saber para se divertir sem cometer excessos e, principalmente, sem perder o emprego.

Divirta-se com descrição

Para que a grande festa não se transforme no seu passaporte de saída, confira algumas dicas importantes que separamos para você:

- Roupas

A primeira medida para se sair bem na festa de confraternização da sua empresa é escolher corretamente a roupa.
Uma roupa inadequada pode criar visual desleixado ou até mesmo vulgar.

- Muito cuidado com festas em piscinas e o uso de biquinis. Você ficará muito exposta e no dia seguinte sempre haverá alguem para fazer comentários;

- As mulheres devem evitar o uso de shorts muito curtos e barriga de fora, esse tipo de roupa não é adequada para festas de empresas. Caso use roupa de banho, não fique circulando na área pública de biquini;

- Respeite a área reservada para a alimentação. Não transite de biquinis, molhado ou após a prática de esporte, como futebol e vôlei. Ninguém é obrigado a se alimentar perto de pessoas suadas.

- Bebidas

Quando se trata de bebidas todo cuidado é pouco. 
Nunca se esqueça que mesmo sendo uma festa fora do ambiente da empresa é uma festa com seus colegas de trabalho e seu comportamento será observado por seus superiores.
O excesso de bebidas pode gerar situações constrangedoras, por isso, você não perde nada em deixar aquele "porre" para as festas entre amigos.



- Amigo Secreto

Este hábito comum nas festas de fim de ano também pode gerar muitas dúvidas. Assim, o ideal é a criação de uma lista de presentes com valor máximo e mínimo estipulados.

- Procure oferecer duas opções de presentes. Isso facilita a vida de quem vai presenteá-lo e evita frustrações. O seu colega pode não encontrar o presente que pediu e, por não conhecer muito bem o seu gosto, comprar algo que o desagrade;

- Não escolha presentes difíceis e nem ultrapasse o limite de preço estipulado;

- Na hora de comprar o presente para o seu amigo, tenha total consciência que o presente é para ele e não para você, por isso, respeito o gosto do seu colega;

- Durante a realização do sorteio, fique atento à brincadeiras. Seja sútil na descrição do colega de trabalho e deixe as piadinhas para outra ocasião.

- Presentes

Se a sua empresa decidiu não realizar um Amigo Oculto e você queira presentear alguém, veja algumas dicas que separamos para você:

- Sonde, discretamente, o colega que deseja presentear e tente descobrir algo que seja de seu agrado ou necessidade;

- Livros, CDs, DVDs, perfumes e bebidas são excelentes opções, no entanto, exige um certo conhecimento quanto ao gosto de seu amigo. 
Como dito anteriormente, o presente é para seu colega e não para você, por isso, de nada adianta comprar o seu perfume favorito ou um CD da banda que mais gosta.

Evite o Vexame

Para você que deseja comemorar sem passar vexame, confira os grandes erros que se pode cometer em uma ocasião como esta:

- Roupas inadequadas;

- Consumo excessivo de bebidas alcóolicas;

- Invasão da privacidade dos colegas;

- Flertar com colegas de trabalho ou ficar namorando pelos cantos da festa;

- Contar piadas pesadas, sujas ou de mau gosto;

- Falar palavrões ou besteiras;

- Forçar intimidade com pessoas com quem se tem pouco contato, principalmente com diretores;

- Arrumar brigas;

- Desrespeitar as normas de participação da festa;

- Exageros na animação.

Dica Especial para Você!

Comemorar com colegas de trabalho é muito bom, mas exige certos cuidados.
Nos dias atuais, qualquer detalhe conta na hora da avaliação de um funcionário pela diretoria. Pessoas comedidas, responsáveis e articuladas ganham destaque na corrida profissional.
Aproveite esse ambiente descontraído para ter conversas agradáveis e capazes de demonstrar seus pontos-de-vista profissionais.
Cuidados com roupas, bebidas e brincadeiras de mau gosto são dicas importantes, pois mesmo sendo uma festa, você está exposto aos olhos de seus superiores.
Não se esqueça de modo algum que no dia seguinte o expediente é normal, portanto, nada de atrasos ou faltas, se possui dificuldades para acordar no horário, despeça-se da comemoração mais cedo.
Por fim, é uma festa, apesar da necessidade de alguns cuidados, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário