sábado, 13 de novembro de 2010

Especial Natal

Um pouco sobre o Natal

O Natal é a data na qual se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

Tradições Natalinas

- Árvore de Natal e Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.


- O Papai Noel 

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

- A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal");
- Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel);
- Chile (Viejito Pascuero);
- Dinamarca (Julemanden);
- França (Père Noël), Itália (Babbo Natale);
- México (Santa Claus);
- Holanda (Kerstman, "Homem do Natal);
- Portugal (Pai Natal);
- Inglaterra (Father Christmas);
- Suécia (Jultomte);
- Estados Unidos (Santa Claus);
- Rússia (Ded Moroz).

- Cartão de Natal

O primeiro cartão de Natal surgiu na Inglaterra em 1845. O pintor John Calcott Horsley desenhou uma família ao redor de uma mesa farta e colocou, ao lado, um rico dando comida a crianças pobres. 
Havia a mensagem, em inglês, de "Feliz Natal e Próspero Ano Novo para você".
Horsley fez o cartão sob encomenda de Henry Cole, diretor de um museu que imprimiu mil cópias.




- Ceia de Natal

Na Europa, antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. 
Até hoje, a ceia é o momento de confraternização entre amigos e familiares. 
No Brasil, o prato mais tradicional é o peru assado, no entanto, as receitas caseiras posseum seu lugar garantido.

- Panetone

O bolo recheado de frutas secas e uvas secas é uma tradição do Natal italiano. Ele foi criado na cidade de Milão, não se sabe ao certo por quem. Existem três versões.

A primeira é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone.
A segunda versão da história diz que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395.
E a última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono.
Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.

No Brasil, a tradição surgiu depois da Segunda Guerra Mundial. Imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido na Itália na época de Natal.


Símbolos Natalinos


- Estrela Guia

A estrela-guia representa a estrela que ajudou os Reis Magos a chegar à manjedoura onde nasceu Jesus. 
Ela os guiou com sua luz, por isso traz no nome a palavra "guia".

- Estrelas

Simbolizam a luz que permanentemente harmoniza os ambientes. As cores usadas nos enfeites também possuem significado:

A cor ouro está ligada ao Sol, associado a evolução do espírito.
O verde representa o poder da renovação.
O vermelho tem a ver com o fogo e com o amor divino.

Para os judeus, são anjos guardiões.
Para os esotéricos, a estrela de cinco pontas mostra o esquema simbólico do homem em relação às medidas do universo - braços e pernas esticados, e a cabeça que comanda a vontade.
A estrela de seis pontas simboliza a paz.




- Folhas

Por manterem-se verdes em pleno inverno, o azevinho, que simboliza o flagelo de Cristo, os visco e a hera eram tidas como plantas mágicas pelos druidas, antigos sacerdotes dos gauleses e bretões.
Devido o significado místico foram introduzidas na comemoração natalina.


- Guirlanda



A Guirlanda indica a presença do Menino Jesus em um lar.
Acredita-se que por este motivo tenha nascido a tradição de pendurá-la na porta da casa.






- Sinos



As badaladas dos sinos de Natal representam a mensagem: "Nasceu Jesus!"
Acredita-se que o som dos sinos possa afastar tudo de ruim e trazer boa sorte.





- Velas



O hábito de se acender velas no Natal é herança da crença de alguns povos antigos que utilizavam o fogo para exorcizar os maus espíritos.

Presentes

Em dezembro, na festa romana que honrava o rei Saturno, eram distribuídos presentes.

No século XIV, no dia 5 de dezembro, as crianças comemoravam o dia de São Nicolau, colocando os sapatos na janela e recebendo presentes.
Acredita-se que se consolidou a troca histórica de presentes no dia 25 de Dezembro, já que no Natal as famílias costumam se reunir, tornando mais fácil esse delicioso hábito.

E como Natal sem presentes não tem a menor graça, o Guia de Compras da Tray elaborou um Especial com as melhores dicas para que você presenteie quem ama sem entrar no vermelho.

10 Dicas para realizar uma excelente compra de Natal

Uma pesquisa do Procon apontou que 48% dos brasileiros não têm o hábito de planejar e controlar seu orçamento doméstico.
A temporada de Natal já começou, e todos começam a pensar em como administrar seus gastos com presentes. Abaixo você tem 10 dicas para fazer suas compras de Natal

1 – Faça as suas compras com antecedência. Não espere a semana de Natal para comprar os presentes. Com mais tempo, você tem mais oportunidade de buscar descontos, comparar preços e encontrar promoções especiais com seus cartões de crédito MasterCard.

2 – Planeje. Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma idéia daquilo que está procurando.

3 -Crie um orçamento. No Brasil, não é costume da população planejar suas finanças  para esta época do ano, por isso a MasterCard recomenda que você estabeleça um valor para gastar desde o início, que deve ser respeitado. É muito comum gastar demais sem o devido planejamento com as compras de Natal, o que pode levar ao arrependimento na hora de conferir o extrato bancário.  Você pode evitar essa situação criando um orçamento.

4 – Não leve dinheiro vivo. Nessa época, todos sabem que as pessoas saem de casa para as compras com mais dinheiro do que o comum. Por isso, evite correr riscos e faça compras mais seguras com seu cartão de débito ou crédito. Além disso, muitas lojas de departamento oferecem descontos para pagamentos a prazo com cartões. Esta é uma maneira de não exceder seu orçamento.

5 – Proteja suas informações pessoais. Tome cuidado ao revelar seus dados pessoais na hora de realizar compras online ou por telefone. Pergunte como essas informações serão utilizadas e quem terá acesso às mesmas. Todo cuidado é pouco na hora de realizar compras pela Internet ou pelo telefone.

6 – Só compre on-line em sites conhecidos. Somente faça compras com empresas que você conhece, confia e que são sérias. Lembre-se que você vai compartilhar com essas lojas seu nome, número do seu cartão e provavelmente seu endereço e telefone.

7 – Verifique a segurança.  Na hora de efetuar uma compra online, certifique-se de que a sua conexão com a Internet é segura e de que a transação seja verificada como autêntica. A maioria dos navegadores apresenta um ícone especial, como uma chave ou cadeado, o que indica que o site é seguro.

8 – Verifique os dados da transação.  Assegure-se que todas as condições acordadas durante a transação estejam corretas, como a data, informação e preço de envio. Leia a garantia e as políticas de devolução para evitar mal-entendidos.

9 – Guarde os comprovantes.  Você deve guardar todos os comprovantes da compra em  um lugar fácil de lembrar. Desta maneira a documentação estará disponível para possíveis dúvidas e explicações posteriores.

10 – Presenteie com vale-presentes. Se a busca pelo presente perfeito para seus amigos e parentes não é seu passatempo preferido, existem vale-presentes, que são uma boa opção para cada um escolher seu próprio presente.

Compra pela internet: Será que entrei numa roubada?

A insegurança ainda é muito grande quando o assunto é compra on line. No entanto, cada vez mais as lojas investem nas vendas pela internet e o Código do Consumidor volta sua atenção para esta forma de comercialização.
Assim, o fluxo de transições pela internet aumenta agressevimamente e se torna uma excelente opção de economia e facilidade.
Comprar pela internet é confiável, desde que se pesquise sobre o site no qual está realizando sua pesquisa, sobre a loja na qual deseja realizar a compra e as referências de outros clientes.
Parece um pouco complicado, mas com apenas alguns minutos de pesquisa você pode economizar muito e ainda comprar o que deseja sem sair de casa.

- As vantagens de se comprar pela internet

A principal vantagem de comprar em lojas online é que você consegue comparar rapidamente produtos diferentes, ou o mesmo produtos em várias lojas, ou produtos diferentes em lojas diferentes. Tudo isso com apenas alguns cliques, sem precisar encarar gente mal educada, ladrões, vendedores estressados, crianças chorando, e por aí vai.
Sem contar que os produtos nas lojas online costumam ser mais baratos ou ter condições de pagamento melhores do que as encontradas nas lojas físicas. Isso acontece porque o custo para se manter uma loja digital é menor, já que não há necessidade de ter um espaço físico gigante, com mostruários, vendedores, caixas, e todo o resto da infraestrutura. Tendo um bom sistema de logística, a loja consegue lhe atender e ainda faturar bastante com a venda.

Com isso, grandes redes já investem pesado em vendas online, lançando promoções relâmpago nos sites, ou grandes ofertas, ou mesmo prazos de pagamento de até um ano (ou mais) sem o acréscimo de juros.

Clique e confira tudo o que há de melhor para o seu Natal


Fontes de pesquisa:
guiadodinheiro.powerminas.com
suapesquisa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário