quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Evite problemas e curta o melhor do Verão!

Geralmente as pessoas têm o hábito de se preocuparem mais com os modelos de banho que irão desfilar nas praias e clubes durante o verão do que com cuidados essenciais que podem evitar sérios danos à saúde.

Cuidados com a alimentação e com a pele ajudam a garantir passeios tranqüilos e prazerosos. Evitar a exposição demasiada ao sol é a maneira mais eficaz de eliminar incômodos típicos da estação, como vermelhidão da pele, queimaduras, dor, bolhas, febre e mal-estar
Para as pessoas com pele mais clara ou que não tomam sol há muito tempo, crianças e idosos o cuidado deve ser redobrado, o que não quer dizer que os demais grupos estejam isentos de se protegerem. Todos devem utilizar protetor solar fator 15, no mínimo, e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. Evitar o excesso de sol é fundamental também para prevenir insolação, desidratação, câncer, envelhecimento e ressecamento da pele e o aparecimento de manchas e rugas.
Nos dias muito quentes a necessidade de hidratar o organismo aumenta. O mais recomendado é beber 2 litros de água por dia e utilizar cremes hidratantes para a pele. A substituição dos alimentos gordurosos, que estragam com mais facilidade nesta época do ano, por uma alimentação mais leve, com saladas e frutas é muito bem-vinda durante esse período.

SOL X CATARATA

Pouca gente sabe, mas sol em excesso pode aumentar o risco de catarata. "Para a prevenção o mais recomendado é o uso de bonés e óculos escuros porque bloqueiam os raios ultravioletas A e B. A conjuntivite, muito comum no verão, também pode ser evitada com o uso dos óculos", afirma a especialista em medicina preventiva, Tatiana Veloso. A especialista recomenda que as pessoas que pretendem acampar devem ficar atentas em relação às plantas e insetos, pois estes podem causar irritações, principalmente em quem é mais sensível. 

"Alergias e micoses são reclamações comuns na época de calor. Mas coceiras podem ser minimizadas apenas lavando a região com água e sabão. Caso o problema persista um médico deve ser consultado", ressalta. As micoses são causadas por fungos e podem aparecer em qualquer parte do corpo. A manifestação mais comum é conhecida como "pano branco" e se caracteriza pelo aparecimento de pequenas manchas no corpo. O contágio é decorrente da transpiração excessiva, roupas apertadas e contato com a areia da praia. Daí a importância de se optar por tecidos leves e claros e roupas confortáveis.

O calor excessivo também é propício ao aparecimento da herpes. Portanto, deve-se manter a área afetada limpa, não romper as bolhas, não retirar a crosta e não usar nenhuma medicação sem orientação médica.

Fonte:
saudeesportiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário