sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Filtro Solar: Beleza e saúde protegidas!


O uso do filtro solar é de extrema importância na proteção da pele contra os raios ultravioletas, altamente nocivos para a saúde.
Atualmente, os filtros mais modernos já oferecem muito mais proteção e podem ser resistentes à água e ao suor.

Conheça os protetores

Protetor físico: conhecido também como bloqueador solar, este protetor cria uma espécie de espelho na pele, refletindo a radiação ultravioleta. Devido ao excesso de uma substância chamada TiO2, este tipo de filtro deixa uma espessa camada branca de produto sobre a pele;

Protetor químico: este filtro apresenta substâncias capazes de absorver os raios UV antes que eles penetrem na pele. Além disso, filtros químicos não deixam uma camada tão espessa de produto no corpo e, normalmente, são mais resistentes à água.

Como funciona o protetor solar

A composição do filtro solar permite a absorção dos raios UV de alta energia. Os melhores filtros são os que protegem tanto dos raios UVB, que provocam as queimaduras solares, quanto dos UVA, que causam danos à pele a longo prazo, como envelhecimento precoce.

Entenda o que é o FPS – Fator de proteção solar

O FPS é a medida que indica o grau de proteção do filtro solar. Quanto mais alto for o FPS maior é a ação do produto.
Por exemplo, uma pessoa que se queimaria após 12 minutos de exposição ao sol, com um filtro solar de 10 FPS tem 10 vezes mais proteção e se queimará em 120 minutos, ou seja, duas horas. Apesar disso, o efeito varia para cada tipo de pele.


Características de alguns Protetores

Alguns protetores possuem determinadas características, veja o que significa cada uma:

- Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B;

- Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias;

- Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias;

- Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas;

- Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas. 

*Fonte de pesquisa: dertmatologia.net
Dica Especial para Você!

Toda vez que se expor ao sol, seja para se bronzear seja em dias de muito calor, utilize filtro solar. O ideal é que todo produto possua filtro solar, já que além de protegerem contra o envelhecimento, provocado em maior parte das vezes pela exposição ao sol e contra doenças de pele, dentre essas doenças, contra o câncer de pele.
No entanto, o fato de usar um filtro solar fator 30, por exemplo, não significa que a pele pode tomar banho de sol de forma exagerada, seja prudente, reaplique o produto várias vezes durante o dia.
Não confie em experimentos caseiros ou produtos fora da validade e sem indicação de FPS e em caso de vermelhidão ou bolhas na pele, procure um dermatologista e interrompa o uso do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário