segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sustentabilidade: Que tal participar?!

Uma das palavras mais faladas nos dias atuais é Sustentabilidade.
Nos jornais, revistas, propagandas, empresas vendendo produtos ecológicos, mas, afinal, você sabe exatamente o que é sustentabilidade?
Nossa Equipe de Guias da Tray elaborou uma edição para responder esta e outras possíveis perguntas sobre o assunto mais comentado no momento.

Mas, afinal, o que é Sustentabilidade?

Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.

Sim, essa a definição do tal termo, no entanto, o que isso significa na prática e qual o impacto disso na sua vida?

O conceito de sustentabilidade promove a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim.
Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade começaram a se multiplicar e a se espalhar por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

O que são atitudes sustentáveis?

Hábitos em prol da natureza que podem ser aplicados nas empresas, indústrias, fábricas, escolas, comércio, na sua casa, ou seja, em todos os lugares.

Atitudes simples como separar o lixo, descartá-lo no local correto, economizar água, economizar luz são cada vez mais comuns.
Separar o lixo não é tão difícil como se pensa e hoje já existem inúmeros locais onde se pode descartá-los, pesquise e descubra um próximo da sua casa.
A economia no uso da água e luz é aind bem mais simples, sendo que pequenas mudanças fazem uma enorme diferença.
Tente tomar banho o mais rápido possível, escove os dentes e lave a louça com a torneira fechada, não lave calçadas e carros todos os dias, estabeleça dias da semana para tal tarefa. São pequenas mudanças que exigem apenas um pouco de atenção.
Quanto ao uso de enrgia elétrica, evite utilizar eletrodomésticos, como chuveiro e ferro de passar roupa, nos horários de pico, sempre apague as luzes ao sair de um ambiente, não deixe seu computador ou sua TV ligados se ninguém estiver utilizando.

A conscientização na hora de comprar também merece destaque.
No Brasil é possível acompanhar uma mudança nos critérios utilizados para adquirir novos produtos.
Enquanto em outros países, como Estados Unidos e Canadá, os principais fatores são o desenvolvimento econômico e o preço, aqui podemos observar que o desenvolvimento sustentável é, muitas vezes, mais importante.

*Fonte de pesquisa: http://www.atitudessustentaveis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário