quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Especial Verão: Liso prolongado!

O verão é a época mais esperada do ano, no entanto, é preciso estar preparado para arrasar na estação das férias e dias longos.
O guia de compras Tray separou as melhores dicas para você brilhar!

Cabelo liso no verão? Agora você pode!

Afinal, o que a química faz nos fios?

Progressiva 
O fio do cabelo tem muitas escamas sobrepostas que são as principais responsáveis pelas madeixas mais rebeldes. A escova progressiva serve justamente para disciplinálas. O tratamento une a cutícula dos fios, deixandoos mais comportados e lisos.“O processo cuida dos cabelos e é mais potente para selar a cutícula do que a escova definitiva devido à forte carga de queratina que ele tem”, explica Enéias Leme, técnico da Skafe Cosmetologia. 

Definitiva 
Para transformar cabelos crespos, ondulados ou encaracolados em lisos, a definitiva muda a estrutura interna dos fios. Daí ser considerada mais agressiva do que a progressiva. Mas a boa manutenção evita danos.“Faça hidratação semanal e reconstrução dos fios uma vez por mês no salão ou em casa”, diz Enéias. Se escolher o método caseiro, use reconstrutores (à base de queratina e amoniácidos) uma vez na primeira semana. E hidrate nas três seguintes.

Os três principais agressores do cabelo escovado

Raios solares 

Oxidam a cor, queimam e "levam à perda de água e do pigmento dos fios”, diz a cabeleireira Keiko Ito, do Gilberto Cabeleireiros. 
. Progressiva: o principal dano que os raios provocam nos fios lisos é o ressecamento: quando eles perdem muita água, as cutículas ficam entreabertas e, consequentemente, o selamento do produto também acaba. 
. Definitiva: como esta química já reduz a umidade natural dos cabelos, eles tendem a ficar mais rebeldes e armados se expostos ao sol intenso do verão. 

Sal do mar 

O contato da água salgada com os cabelos reduz a hidratação natural dos fios. 
. Progressiva: “Por ter poder de limpeza, o sal retira facilmente a química”, diz o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do programa Esquadrão da Moda, do SBT. O mineral abre a cutícula dos fios e elimina o produto. 
. Definitiva: o sal enfraquece os fios, deixando-os desidratados, fáceis de quebrar. “Os cabelos ficam mais porosos e propensos a armar”, diz Enéias Leme, técnico da Skafe Cosmetologia. 

Cloro da piscina 

Reduz a água presente nos fios. A ação do produto diminui a duração da escova e, claro, a danifica. 
. Progressiva: o cloro entra na cutícula do fio e tira a química. “Pode-se comparar isso ao processo de pôr água sanitária na roupa. Daí, a progressiva, que dura dois meses, ficará nos fios só duas semanas”, alerta Keiko. 
. Definitiva: por alterar a estrutura dos fios, torna-os mais expostos à ação do cloro. Resultado: fios fracos, que quebram com facilidade e que podem arrepiar.

Prolongue o efeito da escova

Antes de tomar sol: aplique nos fios cremes com protetor solar. Você deve, inclusive, hidratá-los (molhá-los mesmo) enquanto estiver na praia ou na beira da piscina. Para isso, pode usar a água da torneira ou um produto umidificador. 

Depois de tomar sol: use cremes hidratantes e com nutrientes. Isso diminuirá os danos causados pelos agentes agressores. Outra opção é espalhar um creme para pentear e ele agirá nos fios para manter a hidratação. E aplique máscara semanalmente.

Depois dessas dicas, já está pronta para cuidar do seu cabelo e prolongar o efeito liso que tanto gosta!

Fonte de pesquisa: mdemulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário