quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Especial Verão: Pelos encravados!

O verão é a época mais esperada do ano, no entanto, é preciso estar preparado para arrasar na estação das férias e dias longos.
O guia de compras Tray separou as melhores dicas para você brilhar!


Pelos encravados: Livre-se deles!

As causas

Geralmente, o pelo encrava porque o canal por onde ele passa fica obstruído.
Lesões no poro causadas pela depilação também o deixam inchado e barram a saída. Além disso, o uso de roupas apertadas favorece esse quadro.

Os primeiros sinais

O pelo encravado passa por uma evolução. Começa como uma bolinha (que pode ser vermelha ou não), indicando que o pelo não nasceu corretamente. Em peles brancas, dá até para ver o caminho que ele faz. Se não for cuidado, o fio infl ama a região, que fica avermelhada - às vezes, uma secreção amarela aparece e causa dor. Depois disso, é possível que um cisto se forme: para reconhecê-lo, toque a área e veja se está maior, mais rígida e sensível.

As depilações

Cada pessoa reage diferentemente aos tipos de depilação. 
Especialistas apontam como melhor opção a definitiva, a laser, que queima a raiz do fio. O problema? O preço: é cara. Diante das outras alternativas, a depilação com lâmina, feita no sentido do crescimento do fio, "geralmente traz menos problemas, pois não arranca o pelo", diz Annia. 
Cremes depilatórios também funcionam assim (mas você deve checar se não é alérgica à fórmula).

Prevenção

Para não ter encravados, faça uma esfoliação para afinar a pele alguns dias antes de se depilar. Quando perceber que os pelos estão começando a nascer de novo, repita a esfoliação por três dias seguidos. 
Para ter um efeito melhor, use esfoliante corporal com pequenos grãos em vez de passar uma bucha vegetal, que pode agredir a cútis.

Emergência

Recebeu um convite de última hora para ir a um encontro ou à praia e notou alguns pelos encravados? 
Você só poderá removê-los "se estiverem superficiais e sem inflamação", diz Mônica Linhares, dermatologista do Espaço Saúde Rio. Se for o caso, tenha muito cuidado: esterilize uma agulha, colocando-a no fogo até que fique vermelha. Espere esfriar e limpe com álcool. Então, fure a pele e retire o fio. Agora que ele passou da superfície, puxe-o delicadamente com uma pinça.

Fonte de pesquisa: mdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário