sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dia das Crianças

Conheça a História
No Brasil

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" pelo deputado federal Galdino do Valle Filho que teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
A proposta da criação da uma data para homenagear as crianças foi aprovada e o dia 12 de outubro foi 
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
No entanto, apenas em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. 
A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. 
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em Outros Países

Alguns países comemoram o Dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. 
Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho e dia 5 de maio é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças
Dentre muitas coisas, esta Declaração estabelece que "toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento."

Como aproveitar esse dia com seus filhos

Está chegando o Dia das Crianças e nossa equipe de Guias da Tray Shopping preparou dicas incríveis para você e sua família se divertirem nesta data tão especial.

Sabemos que os pais modernos possuem pouco tempo para se dedicarem aos filhos, deixando de participar de suas vidas de forma mais ativa, produtiva e prazerosa.
Tendo isso em mente, preparamos um guia com diversas sugestões de como aproveitar essa data e transformá-la num dia agradável e descontraído ao lado de seus filhos, enteados, sobrinhos ou qualquer ourta criança que ame e deseje torná-la mais feliz a cada dia.

Família envolvida em momento de diversão

Passar o dia das crianças de forma bem agradável e feliz não é tarefa difícil, desde que os pais se organizem antecipadamente para isso, considerando os gostos e interesses de seus filhos.
Abaixo listamos sugestões de diversão para toda a família:







1 – Piquenique: 
Prepare uma cesta com alimentos que as crianças gostam, como sanduíches, bolos, tortas doces ou salgados, bolachas, geléias e algumas guloseimas, e numa caixa térmica coloque sucos, iogurtes, refrigerantes e muita água. 
Pesquise antecipadamente um local adequado, de preferência onde haja um banheiro próximo, para não terem possíveis problemas. Caso seja alguma praça pública, verifique antes se a atividade é permitida. 
Não se esqueça de levar uma toalha bem grande, para que todos os membros da família fiquem sentados. Leve alguns jogos e brinquedos, como quebra-cabeça, bola, desenhos e lápis para colorir, revistas infantis, livros, etc., afinal, as crianças vão querer se divertir muito. E usem roupas bem confortáveis com chapéus e bonés, além do filtro solar, é claro.
 
2 – Barraca ou Tenda de lençol: 
Se a família não fizer algum acampamento, monte a barraca no quintal de sua casa, como se fosse uma sala de diversão, com jogos e brinquedos. 
Outra idéia é que, se for possível, todos poderão dormir na mesma barraca na noite de  véspera, pois criará um clima de muita ansiedade e felicidade nas crianças. 
Caso não tenha uma barraca, monte uma tenda num local da casa como num quarto ou na própria sala. Coloque uma televisão e um dvd dentro e assistam a um bom filme ou aproveitem o espaço para brincar de casinha, ler histórias ou contar segredos.

3 – Atividades de artes: 
Imprima de nossa página desenhos para pintar, atividades de liga ponto e divirtam-se juntos. 
Recortem papéis coloridos de várias cores, em quadradinhos pequenos e montem um mosaico. Outra idéia é comprar folhas de papel craft ou pardo e utilizá-las para pintura com tinta guache. 
Essas atividades são muito interessantes, pois exigem um nível de concentração grande e as crianças ficam mais quietas.

4 – Passeio numa praça ou zoológico:   
As crianças adoram esses passeios ao ar livre e ainda poderão conversar muito sobre suas vidas ou mesmo sobre a natureza, comer pipoca, dar sobras de pão para patinhos numa lagoa, andar de bicicleta, etc. 
É bom lembrar que não é dia de se aplicar sermões sobre fatos ocorridos anteriormente ou sobre notas baixas na escola, mas sim um dia de muito companheirismo e diversão. 
Caso a criança transgrida alguma regra, converse firmemente com ela, explicando-lhe que é um dia especial e que não é correto estragar a programação da família.

5 – Cinema: 
Escolha um filme em cartaz que seja do interesse da criança e adequado à sua idade e juntos, assistam ao mesmo com muita pipoca, é claro.

6 – Teatro e grupos de contação de histórias: 
Essas são atividades muito adequadas para os pequenos, podendo ser encontradas em shoppings ou feiras livres. 
Existem ainda as peças infantis apresentadas em teatros locais, mas os ingressos deverão ser adquiridos antecipadamente para não frustrarem os filhos caso não os encontrem. 
Os pais poderão pesquisar antecipadamente em um jornal de circulação local.

7 – Parque de Diversões:  
Levar as crianças ao parque é muito gostoso, pois elas se sentem encantadas e ainda descarregam as energias de forma saudável.
Se o parque for de brinquedos em areia, leve baldes e outros brinquedos adequados para juntos fazerem castelos. 
Lembre-se de pesquisar se o parque tem lanchonete, pois as crianças podem sentir fome e vale relembrar que se dever consumir muita água. 
Caso o parque seja de brinquedos eletrônicos, programe antes quanto irão gastar e reserve o dinheiro das despesas já em casa, mostrando para as crianças que existe um limite para isso. Assim, saberão o quanto podem gastar e ficarão conformadas quando o dinheiro acabar.

8 – Hotéis fazenda: 
Locais de ótima aceitação pelas crianças, nos quais a família pode se  programar para passar o dia. Normalmente, nesses locais existem passeios de charrete, pôneis ou cavalos, brincadeiras com monitores, tirolesa, pescaria, dentre outras. 
Será uma ótima diversão!

E os brinquedos?

Os brinquedos são um dos ítens muito esperados pelas crianças nesta data especial, mas seja cuidadoso na hora da escolha.
Primeiro você deve ter em mente quais são as preferências da criança. Escolher algo que seja do seu gosto pode gerar frustrações em ambos os envolvidos.
Outro ponto de extrema importância é saber quais sãos os brinquedos indicados para cada faixa etária e para te ajudar nesta missão, o Guia de Compras da Tray montou um roteiro com as indicações de psicopedagogos segundo a idade de seu filho.

Recém-nascidos:
Os bebês precisam de brinquedos para aprender noções de tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas.
Pesquisas apontam dados que desde o nascimento os bebês são sensíveis ao seu meio ambiente e que suas percepções sensoriais respondem aos estímulos de olfato, paladar, som, tato e visão.
Nos primeiros meses de vida, a percepção visual do bebê só é boa de perto, portanto, objetos coloridos ainda não vão chamar sua atenção.
A partir do 2º mês o bebê faz gestos e sorri ao se aproximar de um rosto humano e presta atenção em vozes conhecidas. É só a partir do 3º mês que ele começa a sugar o polegar ou um dos dedos, brincar com a língua e reproduzir sons (os balbucios).
Nessa fase de desenvolvimento os melhores brinquedos são os chocalhos, brinquedos musicais e mordedores.


6 meses a 1 ano:

Com seis meses o bebê já consegue ficar sentado com maior firmeza e seu desenvolvimento motor e intelectual permite brincadeiras mais divertidas, como bater os brinquedos contra a beira da cama e encontrar objetos escondidos.
Nessa fase, eles conseguem se deslocar do lugar e até segurar um objeto com cada mão. Brinquedos flutuantes entram no seu campo de interesse e o banho fica mais divertido com patinhos de borracha que bóiam na água.
Quando um bebê já consegue sentar-se está pronto para brincar com cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, com copos ou caixas que se encaixam e com brinquedos ou argolas empilháveis.
O desenvolvimento social de uma criança é expressivo a partir do 8º mês e ela já participa de brincadeiras como esconde-esconde e troca sinais com os adultos.
Os pais podem introduzir brincadeiras como fazer caretas e sons para a criança imitar, bater palma, brincar de pegar e soltar e colocar o bebê a cavalo sobre a barriga. 
Brinquedos para martelar, empilhar e desmontar podem distrair a criança durante certo tempo.


De 1 a 2 anos:

Com 1 ano de idade, as crianças possuem bom equilíbrio sentadas, começam a dar os primeiros passinhos e a atender as solicitações para soltar objetos que estejam segurando.
Nessa fase apresentam um bom desenvolvimento motor e de postura e, socialmente, já conseguem interagir com adultos ou outras crianças, repetindo gestos ou atitudes que provocaram risadas.
Os brinquedos vistosos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato.
Esse é o momento de presenteá-las com bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, gostosos de tocar e abraçar, mas que não sirvam para chupar ou morder.
Seja atento na hora da compra e verifique as costuras, que devem ser resistentes, e os olhos e narizes, que devem ser firmes o suficiente para não serem arrancados e causarem graves problemas.
Outro objeto capaz de despertar a atenção de crianças dessa idade são livros com ilustrações de objetos familiares.
Quando a criança começa a engatinhar ou a caminhar, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os que se empurra ou puxa, como um pequeno vagão ou um carrinho de boneca, bem como brinquedos de montar e desmontar.

FIQUE ATENTO: Nesta idade, a criança ainda precisa ser constantemente vigiada enquanto brinca. Prefira brinquedos que tenham peças grandes que não possam ser engolidas, sejam leves para manusear, não tenham pontas ou bordas afiadas, sejam de cores vivas e não sejam tóxicos.


De 2 a 3 anos:

Nesta idade a tarefa de mantê-las sentadas por muito tempo é quase impossível.
Já conseguem subir e descer escadas usando o corrimão, pular com os dois pés e chutar sem perder o equilíbrio.
É a vez das bolas.
Sua maneira de se comunicar é através de gestos, atitudes, mímica, sobretudo com outras crianças.
Para ajudá-las a se comunicar melhor e ampliar seu vocabulário, cantar e dançar é uma excelente sugestão.
As crianças se divertem com brincadeiras animadas como pular na cama e fazer imitações e caretas.
Para incentivá-la a continuar o seu desenvolvimento motor, adote brinquedos com muitos blocos e ajude-as a empilhá-los e equilibrá-los um em cima do outro.
Nesse período a criança já deve começar a participar da arrumação das suas coisas, por isso, depois da bagunça, peça a ajuda da criança para organizar e recolher os brinquedos. Isso deve ser feito como uma continuação da brincadeira, e não como uma obrigação, uma coisa chata, assim, a criança interage e aprende a se orgarnizar sem perder a diversão.


De 3 a 4 anos:

A partir dos 3 anos,  a criança se diverte mesmo é com as rodinhas, em cima de um triciclo ou com um grande carrinho de puxar.
E isso é ótimo para desenvolver o senso de direção, de espaço, controle, força, enfim, várias habilidades.
Brinquedos ao ar livre também são uma boa idéia, como bolas, brinquedos infláveis, espelhos d'água ou caixas de areia com pás e cubos. Eles também vão adorar fazer barulho com instrumentos musicais como pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores.
É recomendado que nesta fase sejam estimuladas algumas habilidades psicomotoras, incluindo a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos, através de brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de tamanhos e formas diferentes, assim como jogos e quebra-cabeças simples.
E como seu desenvolvimento intelectual está a todo vapor, já é possível desenhar círculos, bonecos, enumerar os elementos de uma ilustração, colorir.
Livros cheios de ilustrações e histórias divertidas vão ajudar a criança a descobrir o nome das coisas e saciar suas curiosidades.
Com cerca de três anos, eles entendem mais de mil palavras e começam a usar artigos, pronomes e advérbios nas suas pequenas frases. 
De 4 a 6 anos:

A criança está em fase pré escolar, já é hábil nos jogos de faz-de-conta, gosta de desempenhar papel de adulto e criar situações fantásticas.
É a fase do mundo imaginário, quando sua criatividade está a todo vapor, portanto, qualquer brinquedo ou equipamento que ajude o pequeno a entrar nesse mundo de fantasia é bem-vindo.
Nesta fase, as crianças adoram coisas que imitam o mundo dos adultos, capazes de gerar a sensação de segurança e companhia, como dinheiro de brinquedo, caixa registradora, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas, postos de gasolina e casas de boneca com móveis.
Os meios de transporte também viram atração: caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores.
A partir desta idade começam a aparecer os medos infantis.
Primeiro são as bruxas, o escuro e outras coisas feias que tiram o sono das crianças. Depois, os medos diversificam-se e se transformam em medos abstratos, como medo da morte e de medo de falhar.
Por isso, recomenda-se que, nessa etapa, as crianças sejam presenteadas com uma boneca ou um ursinho de pelúcia.
Estes brinquedos ajudam as crianças a superar momentos difíceis de sua vida infantil, sendo que em muitos momentos, as crianças confidenciam-se com seus brinquedos e compartilham com eles emoções que guardariam em segredo.
De 7 a 12 anos:

A competitividade passa a integrar a vida infantil. Jogos que estimulem a memória e estraégia são de extrema importância.
Nessa etapa da infância, as possibilidades de brinquedos são infinitas: jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, pipas, carros de corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica, artigos esportivos e como não podia faltar, bicicletas maiores com rodinha de apoio, patins, skate e tudo que possibilite se movimentar com confiança.
Como a criança manifesta grande interesse pelas atividades escolares, é bom fazer da brincadeira uma continuação da escola.
Para isso, indica-se o uso jogos que exigem o uso da imaginação ou o cálculo mental, tais como os jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro, jogos de palavras e de memória criados especialmente para esta faixa etária.
É por volta dos seis anos que eles descobrem os videogames. No entanto, os pais não precisam se preocupar, pois escolhendo os jogos certos, essa pode ser uma ótima forma de aprender. 
"Muitos jogos oferecem níveis progressivos de dificuldade bem como oportunidades para desenvolver a habilidade e a coordenação e uma compreensão do significado da estratégia no relacionamento humano, em geral através da competição".

FIQUE ATENTO: É ideal a participação dos pais nesse momento do desenvolvimento das crianças, pois os aprendizados relacionados a competição, o esforço, o ganho e a perda se fixam mais claramente nesta fase do desenvolvimento. Participe!
Mensagem do Guia de Compras da Tray

Nesta data tão especial, o imprescindível é passar um dia agradável com a criança., no qual ela  possa  se sentir valorizada e amada, recebendo atenção, dedicação e paciência.
Crianças amadas, educadas e seguras de si serão os adultos capazes de transformar nossa sociedade em um lugar equilibrado e mais humano.
Participe da vida de seus filhos, não só no Dia das Crianças, mas todos os dias de suas vidas!!!

Visite nosso Shopping e faça a Melhor Escolha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário