A História do Dia das Bruxas
Dia das Bruxas ou Halloween (nome original na Língua Inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.
No ínicio, o Halloween não tinha relação com bruxas, já que nada mais era que um festival do Calendário Celta da Irlanda, em que no dia 31 de Outubro era realizado o Festival de Samhain marcando o fim do Verão.
No transcurso da história, no entanto, as origens desta data foram mescladas com crenças de origens pagãs e origens católicas.
A origem Pagã tem a ver com a celebração celta, cujo objetivo era o Culto aos Mortos. Para os celtas, o lugar dos mortos era um local de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor e tal festival era celebrado com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns”.
Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Já na origm Católica, a data 31 de Outubro era destinada a uma celebração vespertina ou de vigília de preparação para a comemoração do Dia de Todos os Santos, no dia 1º de Novembro.
Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
A Polêmica
Há quem afirme que o Halloween não possui vínculos com a nossa cultura e que não deveria ser comemorada aqui.
Para tais pessoas, o Brasil possui um folclore muito rico que deveria ser mais valorizado. Devido a essa reivindicação, em 2005, o governo brasileiro criou o Dia do Saci, também comemorado em 31 de outubro.
Nos Estados Unidos, o Halloween é caracterizado por uma celebração regada de histórias assustadoras sobre bruxas e fantasmas, fantasias elaboradas e brincadeiras bizarras.
O Halloween também se destaca devido sua mistura única de elementos religiosos e seculares.
Nos últimos anos, a festa tem provocado muitas controvérsias, pois ofende certos grupos cristãos, que reagem perturbando os Wiccanos e Druidas da atualidade.
Elementos da Festa do Dia das Bruxas
Abóboras, doces, fantasias, decorações macabras...
Todos esses elementos ajudam a compor a festa de Celebração aos Mortos realizada em diversos países do mundo.
A maioria destes elementos são símbolos herdados da cultura Celta e possuem significado único e de extrema importância para os povos da Antiguidade e Wiccanos e Druidas da atualidade.
As famosas abóboras iluminadas são uma espécie de “réplica”das lanternas feitas de nabos ocos preenchidos com brasas da fogueira comunitária do ritual Celta.
Estas abóboras simbolizam também um elemento capaz de afugentar os espíritos que vagam pela Terra no Dia das Bruxas.
A troca de doces e a famosa frase “Doces ou Travessuras” (Trick or Treat, em inglês) tem origem nos tempos medievais, em que era uma prática popular do Dia de Finados fazer "bolos das almas", sobremesas de massa simples com uma cobertura de groselha distribuídos para as crianças que batiam às portas das casas.
Trajando uma fantasia chamada "souling" (referente à alma), as crianças iam de porta em porta pedir bolo, o que é muito parecido com o que as crianças de hoje fazem, dizendo "travessuras ou gostosuras" e para cada bolinho que a criança ganhava, tinha que realizar uma oração para os familiares mortos da pessoa que lhe deu o bolo.
Essas orações ajudariam os familiares a encontrar seus caminhos para sair do purgatório até o céu.
Nos Estados Unidos é comum a troca não só de guloseimas, mas também de presentes entre os amigos na noite de Halloween.
Por que nos alegramos com uma celebração da morte e de forças sobrenaturais?
Duas questões relacionadas relacionadas a resposta dessa pergunta são:
- por que gostamos de levar susto?
- por que gostamos de nos vestir como figuras assustadoras?
Todos esses prazeres parecem ser características humanas universais, com festivais relacionados à morte e desfiles de fantasias aparecendo em muitas culturas.
Como seres humanos, temos total consciência de nossa própria mortalidade e da morte em geral. É um dos mistérios mais assustadores com que nos deparamos na vida e uma maneira de fazer com que nos sintamos mais confortáveis com esse mundo desconhecido é torná-lo mais leve como um festival.
Tal prática deixa todas as idéias assustadoras em aberto, para que se possa encará-las de forma mais natural através do contato diverto com outros seres humanos.
Dica Especial para Você!
Por não ser uma prática enraizada na cultura Brasileira, a comemoracão do Dia das Bruxas não possui tanta prospecção como nos países anglo-saxônicos. No entanto, atualmente, já existem muitas escolas, cursos de idiomas, faculdades e baladas que exploram tal data por meio de festas à Fantasia.
Se você participará de uma dessas festas, escolha uma fantasia bem interessante e curta sua noite o máximo que puder.
Uma dica quanto a escolha da fantasia é atentar para o conforto e praticidade, o que vale para os sapatos também, afinal, nada pior que perder o melhor da festa sentindo-se desconfortável, com pés machucados ou sufocado em fantasias gigantescas.
Agora se você não tem convite para nenhuma festa, garanta a sua própria diversão! Convide amigos para uma troca de doces, faça um bom jantarzinho particular e uma sessão de filmes de terror para fechar a noite.
Não se esqueça que cinema também é uma ótima pedida, afinal, muitos filmes de terror, horror ou suspense estréiam no da 31 de Outubro.
Aproveite as nossas dicas e Feliz Dia das Bruxas!!!
*Fonte de pesquisa: http://www.hsw.uol.com.br/




Nenhum comentário:
Postar um comentário