O vinho é uma bebida alcoólica obtida através da fermentação do sumo de uva.
São muitos os fatores a serem considerados quando o assunto é esta bebida tão antiga, como o tipo de uva, o teor de açúcar, a classe do vinho, a cor, dentre outros e devido a tal refinamento, despertou interesse de milhares de pessoas que passaram a estudar suas características constitutivas, os enófilos.
No entanto, você não precisa ser um enófilo para conseguir apreciar um bom vinho ou saber harmonizar o paladar segundo o prato escolhido em um restaurante, ou até mesmo nas recepções particulares porque a Equipe de Guia de Compras da Tray elaborou uma Edição Especial para te ajudar a saborear esta bebida milenar.
O vinho na mesa
Devemos procurar um equilíbrio entre a comida e bebida, para que os vinhos façam um conjunto harmonioso com a refeição.
Vale a pena dedicar algum tempo e imaginação a isto, para que o resultado seja compensado com aprovação das pessoas que estamos recebendo em nossa casa e à mesa.
Não podemos oferecer uma lista exaustiva de todas as combinações possíveis de comidas e vinhos, de modo que apresentamos algumas combinações que o tempo foi comprovando como boas.
COMIDAS TEMPERADAS
Pratos temperados com vinagre ou com limão precisam de um vinho que também tenha alguma acides. Se for mais aventureiro, faça algo diferente: tempere a sua salada a mesa, na frente dos seus convidados, com o próprio vinho branco ou tinto, que vai servir, evitando "choques de paladar".
COMIDAS COM MOLHOS DOCES
No caso das comidas chinesas, tailandesas, etc., em que aprecem sabores doces, (de frutas ou de compotas) misturados com salgados, sirvam vinho rosado, não muito seco.
MARISCOS
Em geral, os mariscos são bem acompanhados por vinhos maduros brancos. Procure os frisantes, de preferência os naturais.
CARNES VERMELHAS
Carnes como bifes, rosbife ou picanha precisam de vinhos tintos encorpados, com aroma saliente, com corpo, de preferência jovens.
CARNES BRANCAS
Aves pedem vinhos mais leves e mais jovens.
CAÇA
Toda caça combina muito bem com vinhos tintos encorpados e com alguns anos, pois são mais aveludados e com bons aromas de frutas mais maduras ou de frutas secas.
BACALHAU
O bacalhau, por se conservado seco e salgado, combina bem com tintos encorpados e com bom grau de álcool.
PEIXES NO FORNO
Devem ser servidos com vinhos brancos um pouco mais velhos. Procure vinhos branco de 1996 ou de 1997, pois são ótimos para acompanhar este tipo de prato.
PEIXES COZIDOS OU GRELHADOS
São, por norma, muito mais favorecidos por companhia de vinhos brancos, leves e frutados, portanto, mais jovens.
A temperatura ideal
Foi comprovado que a temperatura ideal para servir os vinhos tintos fica entre 15 e 18 graus dependendo da concentração do vinho. Por exemplo, um Cabernet Sauvignon robusto necessita mais temperatura que um Merlot jovem ou um Pinot Noir que podem ser degustados um pouco mais frios.
O calor faz acentuar o teor alcoólico, diminui a acides e a sensação de frescor, sendo assim, se o vinho muito ácido ou muito tânico alguns graus a mais podem aliviar o paladar.
O calor faz acentuar o teor alcoólico, diminui a acides e a sensação de frescor, sendo assim, se o vinho muito ácido ou muito tânico alguns graus a mais podem aliviar o paladar.
A mesma teoria pode ser aplicada para os vinhos brancos.
Os vinhos brancos devem ser servidos entre 10 e 12 graus, sendo mais temperatura para os Chardonnay e menos para os Sauvignon Blanc.
*Fonte: www.guiadovinho.com.br
Os vinhos brancos devem ser servidos entre 10 e 12 graus, sendo mais temperatura para os Chardonnay e menos para os Sauvignon Blanc.
*Fonte: www.guiadovinho.com.br
Dica Especial para Você!
Apreciar um bom vinho é de prazer inestimável, mas nada melhor que compartilhar esse momento com uma pessoa especial.Amigos, família, namorados... vinho cai bem nos grandes momentos de união.
Mas se o problema é reconciliação, o vinho também é grande aliado. Mulheres, geralmente, preferem os vinhos mais adocicados e espumantes, no entanto, não tenho medo de arricar.
Por isso, escolha com cuidado e se surpreenda!


Nenhum comentário:
Postar um comentário